Depois do período de férias de final de ano os 4057 alunos da rede pública de ensino de Mangueirinha retornaram as aulas na quarta-feira (8). Neste ano à volta da rede municipal foi marcada por capacitações do quadro docente e reformas nas escolas. “Realizamos uma palestra com o professor Amilton Verneck, no qual tivemos a presença de todos os professores de Mangueirinha e de Mariópolis que fazem parte do programa União Faz a Vida”, contou a diretora do departamento de Educação Ivonete Mendes ao complementar que 280 professores participaram de quatro dias de capacitação.
Transporte Escolar
Em Mangueirinha a Administração Municipal decidiu manter o transporte escolar da rede estadual, ao contrário de outros municípios da região Sudoeste que optaram por não fazer o transporte como forma de pressionar o governo do Estado a aumentar o repasse de verba. “O prefeito Guimo entende que existem outros meios de negociar e decidiu não usar está ferramenta. Estamos fazendo o transporte tanto da municipal quanto da estadual por entender que os alunos necessitam estar em sala de aula”, enfatizou a diretora.
Reformas
A Administração Municipal aproveitou o período de férias para firmar parcerias e realizar reformas em várias escolas do município. De acordo com Ivonete as reformas foram realizadas em parceria com as Associações de Pais e Mestres das Escolas e garantirá maior conforto aos alunos. Ela explica que foram realizadas reformas na Escola Odila Garcez, onde foi colocado piso cerâmico nas salas de aula, pintura, reparos de carteiras e também foi realizada a instalação de um quadro de vidro. “Tivemos lá a parceria com o presidente da APMF, Laercio Dallavechia e da diretora Josefina Finger onde conseguimos junto com a prefeitura fazer os reparos”, lembra.
Outras escolas também receberam reformas. Na escola André Dorini a APMF formalizou parceria com a prefeitura e Faculdade Unilagos para realizar a substituição dos tacos por piso cerâmico, pintura interna e externa entre outros reparos. “A APMF comprou todas as lajotas e as tintas e a prefeitura deu a mão de obra”, explicou. A escola São Francisco de Assis também foi reformada. As salas ganharam piso cerâmico, pintura e quadro novo, que foi doado pela Escola Misael Ferreira de Araújo. A escola também ganhou uma sala para a biblioteca e outra para os professores. “Lá no São Francisco o prefeito pretende fazer a cobertura de um ponto para que as crianças não se molhem nos dias de chuvas”, antecipou Ivonete.
Obras
O ano também começou com obras de infraestrutura para a educação. As obras para a construção da nova unidade da Escola Kokoj Ty Han Já, viabilizada no ano passado junto ao governo do Estado, estão em pleno vapor. Outra obra já bem adiantada e que deve ser entregue ainda no primeiro semestre, é a nova unidade do Centro de Educação Infantil Menino Deus, que após ter sido paralisada por problemas com a empresa que estava executando a obra, foi retomada e está em fase de finalização. Também já nos próximos dias deve ter inicio a construção de uma quadra coberta para a escola Andre Dorini que ainda não possui local adequado para a prática esportiva.
Fonte - Assessoria de Comunicação. Jornalista Rodrigo Mello